Alemanha final cut

Os precursores do moderno cinema alemão devem estar orgulhosos com a quantidade de produções boas que o país tem realizado recentemente. Já não é tão estranho para mim, meu primeiro contato com o cinema alemão – além de Wim Werders e Herzog, é claro – ocorreu numa edição passada da Mostra de SP. O filme programado para ser exibido, Underground (Emir Kusturica), foi substituído pelo então desconhecido O Túnel (Der Tunnel), de Roland Suso Richter e Das Leben der Anderen.

Que bela surpresa! Filme intenso, câmera nervosa e um roteiro fantástico: narra a história de um grupo alemão da Berlim Ocidental, liderado por um ex-campeão olímpico de natação, que cava um túnel sob o Muro de Berlim para resgatar amigos e familiares no lado oriental.

Veja o que sobrou do muro!

O cinema alemão vai muito além de Wim Wenders. Pra fugir um pouco dos clássicos, sugiro a Alma do Homem (The Soul in the Man), que narra a trajetória de três lendários “Blue Mans”, norte-americanos. O filme conta com a participação de Beck, Cream, Jon Spencer, Lou Reed, entre outros.

A produção faz parte de uma série produzida por Martin Scorsese que mapeia a música negra dos EUA do início do século passado até meado dos anos de 1970, quando ritmos como o jazz, blues, soul e R’N’B já estavam consolidados.

Mas voltando a falar dos filmes alemães, confesso que tive boas experiências durante a Mostra deste ano. A suposta frieza germânica (coisa que não concordo, já que os considero o povo mais amável dos países europeus que conheço) dá lugar a histórias sensíveis de relacionamento humano, hora positivo, muitas vezes não! Temas como o nazismo e a Guerra Fria ainda são atuais e merecem respeito e atenção, mas o novo cinema alemão já é muito mais do que isso.

Fica a dica!

Quando Partimos (Die Fremde)

Suicide Club

Anjos de Asas Sujas (Engel mit Schmutizen Flügeln)

Cidade Abaixo (Unter Dir Die Stadt)

Mamma Gogo


2 Comentários on “Alemanha final cut”

  1. Bora procurar na 2001 ou na net!

    Abu


Deixe um comentário