A crônica do caos

Há alguns anos li um dos livros mais significativos da literatura brasileira, quase nada conhecido e respeitado. Panamérica inspirou a contracultura tropicalista de Caetano, Gil, Tom Zé por aqui. Esse texto foi publicado sob o título de “A crônica do Caos” num antigo blog que pouco durou, além de ser um box de uma matéria sobre o tema que escrevi para uma revista em 2006. Já que se completam 10 anos dessa leitura e minha maneira de ver esse velho mundo mudou desde então, resolvi prestar uma singela homenagem a esse gênio maldito, José Agrippino de Paula, morto em silêncio e esquecido, há poucos anos.

A crônica do caos

Um autor importante da contracultura brasileira foi, sem dúvida, José Agrippino de Paula. Seu livro mais cultuado, “Panamérica”, foi considerado “uma obra espetacular em todos os sentidos” por Sérgio Sant´Anna e “uma experiência literária de radicalidade incomparável” por Caetano Veloso, que assina o prefácio da última edição, lançada em 2001.

Entre os personagens da obra Ernesto Che Guevara, Cecil B. de Mille, Marlon Brando, Marilyn Monroe, Cary Grant, John Wayne, além de diversos outros ícones da (contra)cultura de massa. Eles participam de uma filmagem de episódios da Bíblia e interagem com um narrador em primeira pessoa. A composição é feita de cenas isoladas, por vezes sem continuidade aparente, reunidas como se fossem uma montagem cinematográfica.

Personagem marginal na cultura brasileira, Agrippino é influência para a prosa dos anos de 1990, como se pode notar em textos de André Sant´Anna, Marcelo Mirisola e Joca Terron.

postado por perdemos o jesse às 04:42 0 comentários
sábado, 27 de janeiro de 2007

Anúncios

One Comment on “A crônica do caos”

  1. Flavia disse:

    O livro é realmente uma loucura! Jamais imaginaria que conseguiria visualizar uma chuva de frango assado como consegui quando o li.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s